Muita gente em busca de preço acaba procurando cooperativas e serviços de proteção veicular para poder circular seguro com seu carro, só não imaginam que podem estar totalmente descobertos, proteção veicular não é seguro, muitos desses serviços tem o esquema de pirâmide e sempre alguém fura e desfalca a cobertura.
Isso sem contar as empresas que já entram no mercado com as piores intenções, não seguem nenhuma regulamentação, não tem registro na SUSEP e não indenizam os consumidores.
SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência privada, capitalização e resseguro.
Também é a SUSEP quem fiscaliza as seguradoras em atividade para garantir que elas terão recursos para indenizar seus segurados/clientes mesmo se ocorrer uma “onda” de sinistros, em que seja necessário pagar muitas indenizações ao mesmo tempo. A garantia de que a seguradora sempre poderá pagar a indenização ao segurado só existe porque a SUSEP fiscaliza os fundos de reserva que as seguradoras são obrigadas a manter para situações inesperadas. Empresas que funcionam fora da fiscalização da SUSEP não tem essa garantia, podendo deixar o segurado na mão por falta de recursos para pagar as indenizações.
Mensalmente a SUSEP recebe centenas de queixas em relação a essas empresas que como não são seguradoras não podem ser reguladas pelo órgão e quando tem muitas reclamações apenas mudam o nome e continuam extorquindo consumidores desavisados.
Há inúmeras queixas de consumidores que ficaram sem carro e sem o dinheiro apenas com um contrato que foi elaborado de acordo com os interesses da empresa que não é ter prejuízo.
É preciso ter muito cuidado na hora de contratar o seguro, verificar se corretor e seguradoras estão regulamentados e registrados na SUSEP para não ficar sem nada em caso de sinistro.
Esse modelo consiste no rateio dos prejuízos sofridos por todos os sócios, fornecendo proteção mútua de patrimônio, sem reserva técnica e sem fiscalização, existe apenas um contrato de prestação de serviços, geralmente com regras dúbias, criadas pela própria empresa.
Neste link é possível consultar os corretores de seguros. Verifique sempre e faça um orçamento para contratação de um seguro auto de verdade!