Cuidados com Compra e Venda de Veículos direto do Proprietário

postado em: Automóvel | 0

Na hora de comprar ou vender um veiculo é necessário tomar muito cuidado, enquanto alguns  preferem usar os serviços de uma concessionária de veículos, mesmo sabendo que há cobrança de taxa ou um pagamento um pouco inferior aos de tabelas, esses locais oferecem garantias e dão assessoria ao comprador caso haja algum problema com o veículo, outros preferem fazer a negociação direto com o comprador/vendedor.

cuidados na negociação de veiculos

O problema da compra-venda direta é que não se tem garantias e se faz importante verificar algumas regras para evitar problemas futuros, já que muita coisa pode acontecer desde o anuncio até a conclusão do negócio.

Para anunciar a venda pode se utilizar qualquer um dos portais ou classificados hoje disponíveis, também levar o carro a uma das feiras onde são fechados vários negócios. A principio o anuncio não deve conter endereço, apenas as características do veículo e um telefone para contato.

Depois do primeiro contato é possível agendar uma data e local para que o comprador possa avaliar o carro. Novamente é melhor não marcar no endereço residencial, prefira estacionamentos de supermercados abertos, locais com bastante gente e de preferencia com câmeras que registram todo o movimento.

Compra e venda de veiculos

Para avaliação é necessário observar muito bem o automóvel e documentos. Verifique se a pintura, os para-choques e o teto estão simétricos. Bater com o dedo na lataria também pode te fazer perceber um barulho diferente, que pode significar uma recomposição após colisões.

Cheque também a autenticidade dos documentos, que devem possuir alto-relevo nos contornos. Compare o número do chassi que consta no documento com o dos vidros e da placa. Confira também no site do Detran se existem pendências que não foram quitadas.

Após todas as verificações se ambas as partes estiverem de acordo com o produto e valores, é necessário então assinar o documento de transferência do veiculo (DUT). É muito importante que o documento seja transmitido ao comprador somente após a verificação de que o dinheiro entrou em sua conta bancária, ou que o cheque foi compensado sem problemas. Nunca entregue o DUT em branco para despachantes, corretores ou para o comprador. O DUT (ou ATPV) fica no verso do Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Após receber a quantia no valor combinado o vendedor preenche o DUT com o valor e dados do comprador, reconhece em cartório e solicita uma cópia do documento de transferência autenticado, essa cópia previne que o vendedor seja responsabilizado por eventuais infrações futuras com o veiculo e caso o comprador demore para realizar a transferência do automóvel.

O Detran determina um prazo de 30 dias para comunicar a transferência para o comprador. Caso não cumpra, haverá cobrança de multa e você ainda perde de cinco pontos na carteira de habilitação.

O ideal seria que comprador e vendedor passassem pelo processo todo juntos, para o pagamento inclusive onde o vendedor acompanha o comprador ao banco e constata a existência do dinheiro e comprova que foi realizado realmente o depósito na conta do vendedor, há casos onde são depositados envelopes vazios no caixa eletrônico e depois de assinada a transferência e veiculo entregue não há mais muito a ser feito.

Quanto ao comprador, deve desconfiar de carros muito abaixo dos valores de tabela. Se estiver inseguro peça ajuda de um amigo, leve o veiculo até seu mecânico de confiança. O importante é que toda negociação seja feita de forma transparente e que ambos saiam satisfeitos.